segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Os fantasmas sempre aparecem

Ano 2000 - Cláudia, 23 anos, se apaixonou perdidamente por Miguel, três anos mais novo. Ela vivia em São Paulo, ele em uma pequena cidade do interior paulista. Por causa da distância (bem pequena, diga-se de passagem) Miguel nunca quis namorar Claudia que, tonta, aceitou ser sua "ficante" por dois anos. Até o dia em que foi à inauguração de uma discoteca na cidade vizinha a de Miguel, onde suas primas moravam, e o encontrou com uma outra menina, com quem começou a namorar naquela mesma semana.
Depois de derramar um mar de lágrimas por um romance idealizado, Cláudia virou a página, pois o tempo (e, claro, novos amores) cura tudo.
Quatro anos se passaram, quando Miguel, ao saber que Claudia estava solteira novamente, resolveu ressurgir das cinzas, como uma verdadeira fênix. Desde então, telefona no mínimo uma vez por mês. Poderia ser amizade se no discurso do moço não estivesse frases como: "sinto saudades de você"; "sonhei com você"; "hoje fiquei lembrando de tudo o que passamos juntos"; "você é muito especial para mim"; "te adoro"; e a pior de todas: ao ser questionado sobre quando se casará, costuma responder: "casar? imagina... se um dia me casar, será com você". Essas ligações acontecem, geralmente, depois de deixar sua namorada em casa...
Levanto aqui duas questões:
1. Com que direito Miguel reaparece assim na vida de Cláudia? É muito egoísta da parte dele, pois é óvio que não fará nada para ficar com ela e nem é essa a sua intenção, já que o contato entre eles nunca passou dos telefonemas. Mas e se Cláudia tivesse uma recaída? E se ela ainda fosse boba como era quando tinha 23 anos e se iludisse com os blá blá blás do rapaz? O problema seria dela, somente dela.
2. O que é considerado traição, afinal? Bom, como eu já passei por isso (no caso eu era a namorada "traída") posso dizer que não é nada agradável descobrir que seu namorado que acabou de sair da sua cama e te tratou o dia todo como uma princesa, volta para casa falando para outra que sente saudades (e pior, manda presente para ela no aniversário). Mesmo sem haver contato físico, esse flerte também dói muito para quem confia em alguém e aposta em uma relação.
Ah! Só para constar, Cláudia, agora com 30 anos, não caiu no papinho de Miguel e nem lhe dá bola. Deixa ele falando praticamente sozinho, sem retribuir as "declarações". Já chegou a lhe dar uma bronca e pedir para ele não procurá-la mais, o que ele cumpriu por um certo tempo.
Mas você pode perguntar: "porque Claudia atende seus telefonemas?" Porque gosta dele como AMIGO. E é como amiga que conversa com ele, pois sabe se colocar no lugar de Ana, a namorada, afinal não deseja e não faz para ela o que não quer para si. Se todas as mulheres seguissem esse princípio, teríamos muito menos homens cachorros e infiéis por aí.

2 comentários:

Anônimo disse...

Gosta dele como AMIGO, ou gosta do ego massageado e da sensação de ser melhor que outra mulher...? Essa é velha...

Anônimo disse...

ACHO Q CLAUDIA DEVERIA ASSISTIR O FILME: A VERDADE NUA E CRUA... ASSISTIA "CLAUDIA" E DEPOIS COMENTE.